Serviço de Doula

De mulher para mulher

O papel da doula

A doula é alguém que conhece e compreende a fisiologia do parto, que respeita e tenta assegurar as necessidades básicas de uma mulher em trabalho de parto e, acima de tudo, respeita as opções da mulher grávida/casal, apoiando nas decisões informadas e conscientes.

 

Durante a gravidez 

Acompanha a grávida durante a gestação através de apoio emocional, esclarecimento de dúvidas e procura de informação. Ajuda também a planear e desmistificar o trabalho de parto e puerpério (pós-parto).

 

Durante o Trabalho de Parto

No trabalho de parto, a doula está ao lado da mãe criando uma esfera de proteção e confiança que facilita a progressão do trabalho de parto. A doula poderá propor medidas de conforto como duche ou banho, toque de conforto, relaxamento ou respiração profunda. A doula apoia também o pai e mostra como ele poderá ser útil e mais participativo, se for esse o desejo do casal.Quando o parto decorre no hospital, a doula é a única profissional que garante assistência personalizada e contínua à parturiente, funcionando também como um elo de ligação entre a equipa de atendimento e o casal. Ela explica os termos médicos e os procedimentos hospitalares visando sempre proteger a experiência emocional do parto para o casal. A doula não executa atos médicos nem perturba a equipa médica.

 

No Pós-Parto ou Puerpério

A doula também presta serviços no pós-parto, nomeadamente no que respeita aos cuidados a ter com o recém-nascido, apoio na amamentação, adaptação da família a um novo elemento ou realização de pequenas tarefas domésticas (caso a doula disponibilize este serviço).

22290135_1369211589857850_1417837760_n.j

© Casa Brahma Project. Agaist animal cruelty. On the path of evolution of consciousness, for a sustanable world and community living.

Geral@casabrahma.com

+351 916 693 537

  • Facebook Casa Brahma
  • Twitter casa brahma
  • Google+ Casa Brahma
  • Pinterest APC